A Litofania

 Uma litofania (francês: lithophanie, inglês: lithophane, é uma palavra derivada do grego "lithos", que significa pedra ou rocha, e "phainein", que significa aparecer ou "aparecer de repente", significando "aparecer na pedra") é uma obra de arte gravada ou moldada em porcelana muito fina e translúcida que só pode ser vista claramente quando iluminada por trás com uma fonte de luz.

É uma imagem criada em intaglio (Técnica usada para fazer camafeus) que aparece "en grisaille" (estilo de pintura monocromática).

A litofania apresenta uma imagem tridimensional, que difere das gravuras bidimensionais e das imagens de daguerreótipos, que são "planas".

As características das imagens gravadas com o processo de litofania mudam dependendo da fonte de luz que ilumina seu reverso. A forma da cena apresentada em uma litofania, pode mudar ao longo do dia, dependendo da quantidade de luz solar que incide sobre ela.

A fonte de luz variável é o que torna as litofanias mais interessantes que as imagens bidimensionais.

Os chineses já produziam essa arte, com o nome de as an hua, durante a Dinastia Tang (618-906). Se tornaram presentes nobres, durante a Dinastia Ming (1368-1644).

Na Europa, a técnica foi criada pelo diplomata francês Barão Paul de Bourgoing, que a patenteou em 1827. Porém a Alemanha logo se tornou a maior produtora de litofanias do mundo, através da Prussian Königliche Porzellan-Manufaktur (KPM) (Fábrica Real de Porcelana) em Berlim.

A arte passou a ser conhecida em grande parte da Europa e Estados Unidos por “Transparências de Berlim”.

A produção teve seu pico entre 1840 a 1870, com fábricas na Bélgica, Tchecoslováquia, Inglaterra, dentre outros países. Ao final do século XIX, começou a sair de moda.

Na primeira metade do século XX,  o Japão produziu litofanias, em uma série curta.

Litofania com suporte, feitos pela Royal Prussian Iron Foundries, por volta de 1820. Acervo do Museu de Arte de Birmingham, na cidade de Alabana, Sérvia.












Gueixas em xicaras e copo de saquê, provavelmente do final do século XVII.

Lâmpada feita por Vista Alegre, Portugal

Litofania oval, com foto do coronel americano Samuel Colt. Foto feita por P. Graff em 1855, litofania feita em Berlin no mesmo ano. Por encomenda, foram feitas 111 duplicatas.






















Com o evento da Impressão 3D, o estilo retornou, unindo essa arte milenar à tecnologia moderna.

A partir de uma pintura, desenho ou foto, é possível fazer litofanias impressas com extrema qualidade. O mundo hoje vê com admiração o retorno de uma arte esquecida, trazida para as gerações atuais através dos avanços tecnológicos.

Impressão 3D feita porJulien-Bonnevie



https://www.talkinghands3d.com/product/custom-lithophane-night-light/





By Ferreira Neto


A impressão 3D está apenas no começo das descobertas de todo o seu potencial. Antes um invento completamente direcionado para engenharia, hoje se torna uma ferramenta forte e imensamente versátil para a expressão artística e criações estéticas.

Para nós que imprimimos objetos, a impressora 3D mal começou a mostrar toda a sua capacidade. O que o futuro nos reserva ainda é um mistério, mas seguramente será algo incrível, com o poder de mudar o planeta.

_________________________



Bibliografia

·         Carney, Margaret, Lithophanes, Schiffer Publishing 2007, ISBN 978-0-7643-3019-3

·         Houze, Herbert G., Samuel Colt: Arms, Art, and Invention, Yale University Press 2006, ISBN 0-300-11133-9

·         Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin Jobard, Les nouvelles inventions aux expositions universelles (Brussels and Leipzig, 1858), volume 2.

·         Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin Jobard, Title unknown, L'intermédiaire des chercheurs et curieux, vol. 17, no. 597 (November 25, 1884).

·         Lise Baer et al., Along the Royal Road: Berlin and Potsdam, 1848. Original at Library of Congress.

·         Great Exhibition of the Works of Industry of all Nations (London, 1852), vol. 3. Original at Library of Congress.

·         Official Catalogue of the New-York Exhibition of the Industry of all Nations, rev. ed. (New York, 1853). Original at Library of Congress.

·         Savage, George et al., An Illustrated Dictionary of Ceramics, Van Nostrand Reinhold Co., New York 1974, ISBN 0-442-27364-9

Comentários

Postagens mais visitadas