Luminária Simulando um Reator - Parte 01
Eu participo de um grupo da Autodesk, Instructables.com, dedicado a criadores. Alí se encontra literalmente de tudo.
Recentemente, vi uma luminária de madeira, criada por Kostiantyn, um artista em trabalhos de madeira.
Foi esse trabalho dele que me inspirou a desenvolver esse projeto.
(Para conhecer esse e outros trabalhos de Kostiantyn, veja seu canal no Youtube, Timber Rough.)
Como a minha está sendo criada para ser impressa, foi necessário uma série de modificações e adaptações. A do Kostiantyn sendo de madeira, tem niveis de suporte e sustentação bem diferentes do que é adequado fazer em impressão 3D. Por exemplo, a de madeira usa 4 suportes, a minha terá apenas 3.
Mas justamente por ser impressa, pude colocar mais detalhes, que mostrarei nas postagens futuras.
Nesse momento, estou trabalhando no centro do "reator", a peça na qual as luzes ficarão fixas. Para conseguir o formato específico que eu queria, usei uma função de modelagem chamada Loft.
O processo é simples; crio uma linha, que será o path (caminho) e vou colocando nessa linha, em locais adequados e previamente escolhidos, as formas que desejo que a peça tenha.
É necessário já ter uma idéia bem clara de como a peça final será. A medidas e utilidade da peça são as referências para fazer o esboço do desenho. Não precisa saber desenhar com qualidade (como é o meu caso, meu traço é terrivel), basta criar uma referência. Na geração do objeto, em um programa de modelagem 3D, as medidas serão precisas.
Na parte de cima da imagem, o caminho com o círculo já aplicado.
Na parte de baixo, é possivel ver o resultado.
A cor é gerada aleatoriamente pelo sistema e não tem relação com o produto final.
Uma vez que eu já tinha a base do objeto, criada com o círculo, coloquei o contorno oitavado no local que achei seria o ideal.
O contorno com os rebaixos e o contorno oitavado menor, para criar um "pescoço" na peça.
Todos os contornos já colocados nos locais corretos. O caminho é dividido em 100 unidades. A melhor maneira de fazer uma peça no tamanho certo é ter as medidas originais já definidas e dividir o caminho nas partes necessárias. Eu normalmente trabalho com um esboço, para ajudar nas modificações que sempre surgem...
Meu guia, com as medidas baseadas nos outros elementos do projeto.
A peça já finalizada, com os furos para os leds e fiação.
Uma vez que a peça esteja modelada, já medida com os outros elementos do projeto, é hora de leva-la para um programa de corte (são os chamados "slicers") que vai fatiar o objeto em camadas e gerar o arquivo para a impressora 3D.
Existe uma variedade enorme de programas slicers e cada usuário tem sua própria opinião e preferência. Eu decidi usar os programas oficiais das impressoras, mesmo que outros tenham mais recursos.
Para arquivos que serão impresos na Prusa MK4, eu uso o PrusaSlicer.
Para as impressoras Creality K1 Max e Ender 3 S1 Pro, uso o Creality Print.
Ambos são excelentes, comunicam diretamente com as impressoras e controlam a impressão por Wi-Fi. Ainda não senti a necessidade de usar outros slicers.
Pelo tamanho da peça, 28 centímetros de altura, decidi usar a Creality K1, que tem um bom espaço interno.
Nos programas de fatiamento, é importante verificar vários detalhes. Falarei sobre isso em postagens futuras, mas nesse caso aqui haviam 3 fatores determinantes. Resistência da peça (Ela vai segurar todo o peso da parte eletrônica), tempo de impressão e consumo de filamento.
Comecei com as maneiras básicas, calculando a peça em posição horizontal e vertical.
Até lá, vou tentar fazer pequenos posts explicando funções especificas do processo.
Se tiverem perguntas ou dúvidas, por favor me falem. Terei prazer em responder ou, se for o caso, fazer uma postagem sobre o tema.
Fácil de leitura e compreensão para leigos como eu. Parabéns.
ResponderExcluirObrigado!
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