A Litofania
Uma litofania (francês: lithophanie, inglês: lithophane, é uma palavra derivada do grego "lithos", que significa pedra ou rocha, e "phainein", que significa aparecer ou "aparecer de repente", significando "aparecer na pedra") é uma obra de arte gravada ou moldada em porcelana muito fina e translúcida que só pode ser vista claramente quando iluminada por trás com uma fonte de luz.
É uma imagem criada em intaglio (Técnica usada para fazer camafeus) que aparece "en grisaille" (estilo de pintura monocromática).
A litofania apresenta uma imagem tridimensional, que difere das gravuras bidimensionais e das imagens de daguerreótipos, que são "planas".
As características das imagens gravadas com o processo de litofania mudam dependendo da fonte de luz que ilumina seu reverso. A forma da cena apresentada em uma litofania, pode mudar ao longo do dia, dependendo da quantidade de luz solar que incide sobre ela.
A fonte de luz variável é o que torna as litofanias mais interessantes que as imagens bidimensionais.
Os chineses já produziam essa arte, com o nome de as an hua, durante a Dinastia Tang (618-906). Se tornaram presentes nobres, durante a Dinastia Ming (1368-1644).
Na Europa, a técnica foi criada pelo diplomata francês Barão Paul de Bourgoing, que a patenteou em 1827. Porém a Alemanha logo se tornou a maior produtora de litofanias do mundo, através da Prussian Königliche Porzellan-Manufaktur (KPM) (Fábrica Real de Porcelana) em Berlim.
A arte passou a ser conhecida em grande parte da Europa e Estados Unidos por “Transparências de Berlim”.
A produção teve seu pico entre 1840 a 1870, com fábricas na Bélgica, Tchecoslováquia, Inglaterra, dentre outros países. Ao final do século XIX, começou a sair de moda.
Na primeira metade do século XX, o Japão produziu litofanias, em uma série curta.
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Litofania com suporte, feitos pela Royal Prussian Iron Foundries, por volta de 1820. Acervo do Museu de Arte de Birmingham, na cidade de Alabana, Sérvia. |
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Gueixas em xicaras e copo de saquê, provavelmente do final do século XVII. |
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Lâmpada feita por Vista Alegre, Portugal |
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Litofania oval, com foto do coronel americano Samuel Colt. Foto feita por P. Graff em 1855, litofania feita em Berlin no mesmo ano. Por encomenda, foram feitas 111 duplicatas. |
Com o evento da Impressão 3D, o estilo retornou, unindo essa arte milenar à tecnologia moderna.
A partir de uma pintura, desenho ou foto, é possível fazer litofanias impressas com extrema qualidade. O mundo hoje vê com admiração o retorno de uma arte esquecida, trazida para as gerações atuais através dos avanços tecnológicos.
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Impressão 3D feita porJulien-Bonnevie |
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https://www.talkinghands3d.com/product/custom-lithophane-night-light/ |

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A impressão 3D está apenas no começo das descobertas de todo o seu potencial. Antes um invento completamente direcionado para engenharia, hoje se torna uma ferramenta forte e imensamente versátil para a expressão artística e criações estéticas.
Para nós que imprimimos objetos, a impressora 3D mal começou a mostrar toda a sua capacidade. O que o futuro nos reserva ainda é um mistério, mas seguramente será algo incrível, com o poder de mudar o planeta.
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Bibliografia
· Carney, Margaret, Lithophanes, Schiffer Publishing 2007, ISBN 978-0-7643-3019-3
· Houze, Herbert G., Samuel Colt: Arms, Art, and Invention, Yale University Press 2006, ISBN 0-300-11133-9
· Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin Jobard, Les nouvelles inventions aux expositions universelles (Brussels and Leipzig, 1858), volume 2.
· Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin Jobard, Title unknown, L'intermédiaire des chercheurs et curieux, vol. 17, no. 597 (November 25, 1884).
· Lise Baer et al., Along the Royal Road: Berlin and Potsdam, 1848. Original at Library of Congress.
· Great Exhibition of the Works of Industry of all Nations (London, 1852), vol. 3. Original at Library of Congress.
· Official Catalogue of the New-York Exhibition of the Industry of all Nations, rev. ed. (New York, 1853). Original at Library of Congress.
· Savage, George et al., An Illustrated Dictionary of Ceramics, Van Nostrand Reinhold Co., New York 1974, ISBN 0-442-27364-9
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